quarta-feira, 25 de março de 2009

MÁSCARAS


O som das teclas digitadas por Mira parece chuva batendo na janela. Estou me sentindo meio abestalhado, meio alheio, com o pensamento meio vago, acho que é o remédio, aliás, os remédios. Vendo muita TV. O alheamento rouba-me também a inspiração e a criatividade para escrever. Estou na casa de Tio V., onde estou sendo muito bem tratado e tendo como cicerone meu primo, que sempre se põe a minha inteira disposição. Estou muito grato a ele, sem sua ajuda me sentiria muito mais deslocado aqui. Está fazendo um calor... passo o dia suado, o banho frio vem como uma bênção.
Meu coração está alheio como o meu cérebro, com sentimentos vagos. Joyce me ligou hoje. Atendi sonolento e me faltaram palavras, ela estava apressada, pra variar. Minha meta é ficar bom e tentar ser aceito novamente no meu antigo trabalho. Tenho outra proposta, mas é complicado aceitá-la pelo valor e pelo local. Complicadíssimo. Ainda não recebi pela ilustração que fiz. Recusei as novas. Não por isso, mas porque eu não sou ilustrador, sou muito limitado nesse aspecto, não me sinto em condições de prestar este tipo de serviço. Pra falar a verdade preferia me aposentar. Desisti do meu sonho de mudar o mundo. Estou com os pés mais no chão. Estou me conformando que eu sou apenas um publicitário medíocre, um joão-ninguém como a maioria de nós é. Preferia me aposentar. Sem dúvida seria a melhor opção para o meu juízo. Temo ter novas depressões por causa da Publicidade e de qualquer outro trabalho. Talvez isso tenha esta aparência por estar ainda deprimido, sem ânimo e ainda por cima vago.

XXXXX

Poderá alguém conhecer o âmago do outro? Isso depende de quem seja o outro. E da capacidade e dedicação que se tem de extrair do outro tal profundidade. Poucos têm realmente vontade de se revelar. Muitos têm vergonha de quem acham que são. A maioria se esconde por detrás das máscaras. Eu não. Por isto este blog escancarado, sem pudores ou repressões. Este blog é o que sou, com todas as fraquezas e defeitos e feiúras incluídos. Escrevo aqui por não ter com quem me repartir e porque gosto de fazer brotar palavras. Obviamente devo vestir máscaras que nem mesmo percebo que carrego e interpretar papéis que me são invisíveis. Mas faço o meu melhor esforço para me desnudar. Gosto da minha nudez intelectual. Busco isso, transparência de mim para o outro. Mesmo que a recíproca não seja verdadeira.

2 comentários:

  1. Cara, queria muito poder ter lido tudo isso na hora certa para entender melhor o que voce estava sentindo apenas um pouco depois de voce te-lo escrito. Bem, tarde demais para chorar o leite derramado. Fico feliz com seu escanramento, mas tenho alguns comentarios com relacao a seu texto aqui.

    Novamente, espero uqe não se incomode se postar aqui comentários. Li sobre escancaramento de psicológico e achei que isso não seria um problema pra ti.
    Pois bem, dixe-me lhe escrever alguns comentários sobre esse post.
    1 – Você é tão bom quanto qualquer um: Depois de alguns anos me ralando aqui e ali, profissionalmente principalmente, cheguei à seguinte conclusão: Todo mundo é capaz de fazer tudo que quiser. Tomando seu exemplo baseado na pouca informação que tenho, você sempre foi fodão na publicidade! Seus anúncios e textos eram conhecidos e tidos como referência por amigos publicitários meus. Você botava moral e poderia botar muito mais moral se não tivesse ficado de saco cheio da área de publicidade. Se voce eh capaz de fazer tudo isso nuam area que nao gosta, imagine do que voce eh capaz de fazer com relacao a algo qeu gosta. Meu irmão, pelo que te conheço, você é mais inteligente que eu ou Helena ou qualquer um de ses amigos provavelmente. O problema não é que você não é capaz de nada. Você é capaz de tudo, mas precisa se dar conta disso. Ainda, você precisa encontrar algo que realmente te motive. Eu, por exemplo, ainda estou nesse processo de escolha. Cheguei à conclusão, similarmente a ti que adora dar carinho (li em um de seus posts acima eu acho), que ajudar os outros a serem felizes é a coisa mais prazerosa que alguém pdoe fazer. Infelizmente, atualmente, meu trabalho não tem muita relação com isso. E isso na verdade me levou a uma crise existencial nas últimas semanas. Mas acabei decidindo que vou completar os compromissos que já assumi e levar minha vida no caminho que me for menos ruim até decidir como quero fazer o que mais gosto de maneira a não afetar outras áreas da minha vida que a mim também tem importância. Bem, mas voltando, fui treinado para trabalhar com computadores mas acho que tenho como missão na vida ajudar or outros. O que fazer? Bem, isso eu ainda não sei, mas tenho conversado com um amigo meu do laboratório e estamos pensando em montar um site como projeto inicial usando os conhecimentos que temos. Ainda, estamso lendo a respeito dos problemas sociais e econômicos do mundo e aprendendo sobre isso. Isso está nos deixando muito empolgados e nos dando um sentimento de que estamos fazendo que mais gostamos e apreciamos na vida e isso é muito bom para nós. Sentimos que podemos fazer a nossa parte, mesmo qeu ninguém nos apóie ou concorde conosco. Ainda, cada um de nós está pensando em fazer algum trabalho voluntário no verão.
    Ainda, estou pensando em fazer alguns projetos pessoais, como escrever um livro, um motor de jogos e dois jogos e uma super-aplicação para rodar sobre o mesmo para ajudar as pessoas a implementarem suas próprias aplicações e se divertir sem ter que pagar 40 dólares. Ainda, tenho umas idéias muito loucas de jogos sociológicos que procuram estudar o comportamento de grupo de seres humanos e, assim, entender melhor a humanidade. Mas, todos eles são projetos de longo prazo e que requerem dedicação. Provavelmente terei que priorizar apenas um deles e fazê-lo acontecer. Mas o importante é que, com eles, sinto que estou usando de boa parte do meu potencial para fazer algo que acho importante que é mudar o mundo pra melhor, ou para o meu conceito de melhor. Ainda, tendo esses projetos me da estimulo de fazer o que gosto e me move pra frente, mesmo com todos os problemas de doutorado e vida no EUA.
    Todos nós podemos mudar o mundo e atingir os mais loucos objetivos de vida. Pô, Lula é presidente do Brasil, quer melhor exemplo que esse? Pra você ser o que você quer ser, entretanto, tem que lutar, persistir, ralar, mas a longo prazo provavelmente se consegue. Nunca diga que você eh mediocre que isso nao é verdade. Você tem uam mente brilhante e é só disso que você precisa para fazer o que gosta e ser feliz. Só precisas encontrar o que lhe motiva na vida e tomar frente para realizar o que quiseres. Meu velho, pode contar comigo para te ajudar. Posso ser devagar, mas farei o que der para te ajudar a atingir o que queres e ser feliz, contanto que isso não seja desonesto ou faça outras pessoas infelizes.

    2 - O que fazer minha sugestao eh fazer um trabalho voluntario. Acho que via te ajudar a voce aprender a se dar mais valor por ajudar outras pessoas com simpels gestos de carinho e atencao, algo que voce gosta de fazer.

    eh isso. adiciono mais coisas depois.
    Um abraco, meu vei.

    ResponderExcluir